organização de fotos do celular

Eu não sei se você é o tipo de pessoa que sempre tirou muitas fotos. Uma coisa é certa: depois dos filhos, você vai querer registrar TODOS os momentos da vida deles. E, com o passar dos meses, se não rolar uma certa organização desde o início, você vai enlouquecer com tanta foto no rolo de câmera – e pode até chorar por uma vida inteira caso tenha o celular roubado sem que tenha feito um backup. Afinal, as crianças mudam muito na aparência e os registros são preciosos como lembranças.

Por outro lado, sei que é um pouco insano pensar nisso quando se tem um recém-nascido em casa. A rotina pode ser meio desesperadora, eu sei, e é por isso que a última coisa que as pessoas pensam é em organizar fotos. Por isso eu optei por uma organização de fotos rápida e simples e vou contar aqui como eu faço.

Apps de organização de fotos

Sou a louca dos backups e hoje uso três aplicativos: Dropbox, iCloud e Google Fotos. Sei que muita gente não gosta de gastar dinheiro com esse tipo de serviço mas eu penso que as memórias da minha filha não tem preço que pague, então prefiro esse gasto mensal a perder fotos incríveis dela.

A principal organização ocorre no Dropbox: eu criei pastas mensais e toda semana faço upload das fotos para as pastas respectivas. Meu conceito de mensal é do dia 13 de um mês a 12 do outro mês, já que minha filha nasceu no dia 13 de Março de 2017.

Eu compartilhei essas pastas com meu marido. Dessa forma ele faz upload das fotos que tira no celular dele (ou deveria fazer rs). Dentro das pastas eu não organizo de nenhum jeito. Apenas mantenho a nomenclatura original das fotos e, quando busco algum registro, faço pelas datas. Como costumo ter uma noção de quanto tal evento aconteceu, fica bem mais fácil assim.

Então, toda semana, meu trabalho é abrir o app do Dropbox, selecionar as fotos daquele período e deixar subindo. Normalmente eu faço à noite. Desativo o bloqueio automático de tela do celular, deixo carregando para garantir que terá bateria e pronto.

Em paralelo, pago o armazenamento extra do iCloud pois vai que acontece algo com meu celular antes de upar todas as fotos daquele período? E sim, gente, pensar em backup é pensar em todas as possibilidades. Essa “neurose” é super válida quando se trata de guardar momentos inesquecíveis.

O app mais conhecido para esses backups, o Google Fotos, eu só uso para ter mais um backup pois, para usar menos espaço, ele reduz o tamanho das fotos e isso é ruim caso eu queira revelar depois. Mas também deixo ativada a sincronização como terceira via de backup.

E você, como armazena as suas fotos? Me conta!