Essa é a frase que mais escuto. E eu compreendo o pensamento de quem a profere, pois, no meio do furacão das tarefas e pendências, é difícil mesmo pensar que gastar um tempo organizando os afazeres é uma boa ideia. Mas acredite: parar para se organizar faz ganhar um tempo enorme lá na frente.

Não dá para focar naquilo que precisamos fazer se outras duzentas pendências ficam rondando nossa mente. A sensação de que as horas estão passando e “ainda falta um monte de coisas, não sei por onde começar” nos trava mais do que pensamos. Sentar com calma, anotar tudo que está na cabeça, refletir sobre o que precisamos fazer nos dá o controle sobre a nossa vida e nos permite compreender até onde nosso braço alcança. Aceitar que algumas coisas não vão ser feitas, delegar outras e enxergar as prioridades.

Se você ainda está no início do processo de organização, sugiro concentrar tudo em um único lugar. Se é da turma do papel, indico demais os planners da A.craft pois você pode juntar, na mesma capa, um caderninho para anotações e uma agenda, no que chamamos de “traveler´s notebook”, modelo este que foi o que eu mais me adaptei justamente por ser todo personalizável. Se você é da turma digital, sugiro um combo Evernote + Google Calendar. Se a gente tá começando e coloca informações soltas em mil lugares, gasta mais tempo tentando reunir tudo do que efetivamente focado no trabalho.

Porém, eu não acho que se trata apenas de pegar um papel e caneta e listar tuudo que tem para fazer, colocando no mesmo balaio a ida ao mercado e o envio de um documento importante por e-mail. O GTD explica direitinho como tratar essas listas e se quiser mais dicas, indico os links abaixo. Ressalto que não tenho a pretensão, aqui, de ensinar GTD pois não sou certificada para tal, além do fato de existirem canais no YT, um grupo no facebook maravilhoso e blogs que cumprem muito bem esse papel. Vou contar nos meus posts daqui pra frente como eu faço e indicar sempre algum outro texto como complemento.

O poder das listas por contexto – Vídeo do canal GTD Brasil

Esse texto da Thais é uma super inspiração: como é o dia na vida da pessoa que usa GTD?

A importância de manter listas separadas, no Vida Organizada.

Você tem dificuldade em começar a se organizar? O que te impede de dar esse passo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *